Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de março de 2017

O RABELLO NO PRIMEIRO CAMPEONATO DE FUTEBOL DE BRASÍLIA



Antônio, Laranjeira e Nonô
Com 12 fundadores e mais dez filiados, a Federação Desportiva de Brasília criou os seus departamentos especializados, tendo, para o Departamento de Futebol, sendo eleitos os seguintes esportistas: Tenente Agenor Ribeiro da Silva e Luís Gonzaga Contart, os quais promoveram diversas reuniões com os clubes inscritos no Departamento, em número de 20, para a disputa do primeiro campeonato de futebol da cidade.
Posteriormente, com a desistência do CAPFESP, este número ficou reduzido a 19 clubes, que disputaram o 1º Torneio Início de Futebol em Brasília.
O Torneio Início foi disputado no dia 24 de maio de 1959, no campo do Clube de Regatas Guará, denominado Estádio Provisório “Israel Pinheiro”, cercado de madeira em apenas poucos dias, dotado de alambrado e palanque.
Foi a festa esportiva mais empolgante já realizada em Brasília. Os 19 clubes disputantes realizaram o desfile inaugural, todos devidamente uniformizados, com a presença de autoridades e um numeroso público.
O Clube de Regatas Guará foi o vencedor do Torneio, denominado Torneio Início “Bernardo Sayão”, cabendo ao quadro da EBE o título de vice-campeã. Ao Grêmio foi conferido o título de campeão do Desfile, pois se apresentou como o melhor conjunto.
Os 19 clubes inscritos no primeiro campeonato de futebol de Brasília foram divididos em duas chaves:

ZONA SUL
ZONA NORTE
Grêmio Brasiliense
E. C. Planalto
A. E. Taguatinga
C. C. Nacional
IPASE
Rabello F. C.
A. E. EBE
Novo Horizonte A. C.
Expansão F. C.
ASSIBAN
A. A. Bancária
A. A. Brasília Palace
C. R. Guará
Pacheco Fernandes Dantas F. C.
Brasil E. C.
E. C. Radium
Brasil Central A. C.
A. A. Kosmos
A. A. Brasília


Conforme estabelecido no regulamento, os clubes jogariam dentro de suas respectivas zonas, em turno e returno, com os vencedores decidindo, numa série “melhor-de-três”, o título de campeão da cidade.
Com o decorrer dos jogos muitos clubes desistiram de continuar na competição.
A Zona Sul, que começara com 9 clubes participantes, ao final do campeonato contava com apenas cinco, que tiveram essa classificação final:
1º Grêmio, 3 pontos perdidos; 2º Guará, 4; 3º - EBE, 8; 4º Brasil Central, 12 e 5º Expansão, 18.
O Rabello chegou na terceira colocação na Zona Norte, com oito pontos perdidos, atrás do 1º, Planalto, com 2 e do 2º, Assiban, com 5; e à frente das equipes do Brasília Palace, 4º colocado com 9, e do Novo Horizonte, 5º colocado com 14 pontos perdidos. Nesta chave, dez clubes começaram disputando o campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário