Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O COMEÇO DE TUDO – 1º Capítulo

 

Para chegarmos a falar do Rabello Futebol Clube, é necessário, antes, falarmos um pouco de Marco Paulo Rabello, da Construtora Rabello e do Acampamento da Rabello.
Comecemos por Marco Paulo Rabello.

MARCO PAULO RABELLO

Marco Paulo Rabello nasceu em Diamantina (MG), em 20 de janeiro de 1918. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1939. Trabalhou na Empresa de Melhoramentos Municipais, prestando serviços a Prefeitura de Belo Horizonte nos anos de 1938 e 1939. Depois, trabalhou na Seção Técnica da Empresa Carneiro de Rezende até 1940.
Começou sua carreira como engenheiro, no início da década de 1940, quando Juscelino Kubitschek de Oliveira foi nomeado prefeito de Belo Horizonte pelo então governador Benedito Valadares, e decidiu realizar o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Para projetar esta obra convocou o jovem arquiteto Oscar Niemeyer, com 33 anos, e o engenheiro Marco Paulo Rabello, com apenas 22 anos, que trabalhava na construtora do seu tio Ajax C.  Rabello.
Marco Paulo Rabello faleceu no dia 7 de junho de 2010, aos 92 anos, em seu apartamento no Rio de Janeiro, devido a uma pneumonia. Teve cinco filhos, nove netos e dois bisnetos. Seu corpo foi cremado no dia 9 de junho de 2010, no Cemitério do Caju.
As grandes qualidades de Marco Paulo Rabello eram a lealdade, o companheirismo e a busca incansável pela excelência. O seu lema era: “Tudo aquilo que merece ser feito, merece ser bem feito”.
Sua leitura preferida eram os livros de história, que lia diretamente dos seus autores em inglês ou em francês, idiomas que falava e escrevia perfeitamente.
Foi um dos maiores e melhores engenheiros do Brasil, trabalhando ao longo de quase 60 anos, construindo e inovando, sempre buscando a excelência.
Marco Paulo Rabello contribuiu para engrandecer a história da engenharia brasileira, participando das obras mais importantes da sua época, implantando novas tecnologias e métodos.
Marco Paulo Rabello também foi um dos fundadores do Clube de Engenharia e Arquitetura de Brasília, do Country Club, do Cota Mil e do Iate Clube de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário